Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

ESPÍRITOS ERRANTES






A alma nem sempre depois da morte do corpo físico, reencarna imediatamente, acontece isto sim mas na maioria das vezes, reencarna depois de um intervalo mais ou menos longo. Nos mundos superiores a reencarnação é quase sempre imediata, a matéria do corpo sendo menos grosseira, o espírito encarnado é quase a mesma coisa do seu estado de liberdade.

É neste período, neste intervalo, que o espírito é chamado e errante. Ele neste período deseja e espera por uma nova oportunidade. Quanto ao tempo que poderá ser este intervalo, poderá ser de algumas horas até a alguns milhares de séculos. Na verdade não há um período determinado, um limite. Pode ser logo ou demorar. A verdade é que ele sempre terá a nova oportunidade.

Isto, não é um castigo, ao contrário, é subordinado ao seu livre arbítrio. Os espíritos sabem bem o que fazem, mas alguns até pensam que é um castigo de Deus. Outros até solicitam essa demora para voltar ao corpo físico para que possam terminar ou desenvolver estudos que eles sabem que só poderão fazer em espírito livre.

Importante também dizer que sendo espírito errante, não significa que ele é inferior. Isto não é grau de uma escala. É um período transitório. Na verdade, o espírito em seu estado normal sempre é livre da matéria.

Há uma diferença entre espíritos errantes, que são os que ainda precisam reencarnar e os de estado definitivo, que são os espíritos que chegaram á perfeição. Os espíritos pertencem a diferentes ordens e graus por onde passam sucessivamente à medida em que evoluem. Como estado, eles são: encarnados (ligados a um corpo material), errantes (desligados do corpo físico e esperando uma nova encarnação para se melhorarem) e espíritos puros ( perfeitos e não tem mais necessidade de encarnação).

Os espíritos errantes, livres, estudam o seu passado e procuram o meio de se elevarem. Vêem, observam o que se passa nos lugares que percorrem, escutam os discursos dos homens esclarecidos e os conselhos dos espíritos mais evoluídos que ele e isto lhe proporciona idéias que eles não possuíam.

Os espíritos evoluídos já não tem mais as paixões humanas, mas o errante ainda sim, ele ainda é inferior. E porque será que o espírito ao deixar a Terra não larga essas paixões humanas, já que ele sabe que isto é inconveniente para ele? Vejam, há neste mundo pessoas extremamente vaidosa e isto assim como outras coisas, são difícieis para se largar. Quando ele retorna ao mundo espiritual , resta uma espécie de atmosfera que o envolve, guardando então todas as coisas más, pois ele não está totalmente desprendido e apenas por breves instantes, ele vê a verdade que é para mostrar-lhe o bom caminho.

Mas o espírito errante pode sim evoluir no seu estado de errante. Se tem vontade poderá melhorar bastante, mas a grande verdade é que só reencarnando que ele poderá colocar em prática as novas idéias adquiridas. Eles são felizes segundo os seus méritos. Eles sofrem de acordo com os germes que conservaram das paixões ou são felizes de acordo com a maior ou menor desmaterialização que tenham. Na verdade, no estado de errante, o espírito vê o que lhe falta para ser feliz e assim, ele busca os meios para atingir isto, mas nem sempre é possível a ele reencarnar à vontade, e isto então é uma punição para ele.

Para encerrar este estudo sobre espíritos errantes, diremos que os espíritos errantes, por estarem livres no mundo espiritual, não significa que ele pode ir onde e como quiser. Isto é relativo, porque quando ele deixou o corpo, nas verdade ainda não está totalmente desligado da matéria e pertence ainda ao mundo em que viveu ou a um mundo de mesmo grau, a menos que durante a sua ultima vida tenha se elevado. Isto é o que ele deve sempre procurar. Entretanto, pode sim, um espírito errante ir a algum mundo superior, mas passando por eles como um estrangeiro, assim para ele apenas antevê e vendo, tem o desejo de se melhorar para ser digno da felicidade que existem neste mundo superior e poder morar nele. Acontece ao contrario e normalmente. Os espíritos já superiores sempre visitam os mundos inferiores em missão de auxilio.

Encero esta parte inicial sobre os Espíritos errantes, vamos agora falar um pouco também sobre: INFERNO, PARAISO, etc.....

Não há um local determinado a uns ou a outros. Cada espírito de acordo com o seu grau de evolução, tem a sua felicidade ou infelicidade. Agora, encarnado também é a mesma coisa de acordo com o mundo em que habitam.
Não existe inferno ou paraíso, os espíritos felizes e infelizes estão por toda a parte, entretanto, os espíritos de uma mesma ordem, podem se reunirem onde quiserem quando perfeitos. A localização exata de locais de penas ou de recompensas, não existem, senão na mente dos homens e isto é decorrente da nossa tendência em materializar e descrever as coisas cuja natureza infinita nós ainda não compreendemos.

Podemos entender como purgatório, um local de dores físicas e morais, é o tempo de expiação e quase sempre é na Terra que fazemos o nosso purgatório. É aqui que Deus nos dá como um local onde a gente expia as nossas faltas. O que nós chamamos de purgatório apenas é uma figura e não um local determinado. Ele é o estado nosso, espíritos que devemos nos purificar. Quer dizer: nós estamos e vivemos no purgatório.
 
Houve um explicação do porque espíritos mais adiantados terem respondido às questões de inferno e purgatório da maneira como os homens encarnados conheciam. Foi apenas numa linguagem que eles pudessem entender, para que não ficassem chocados porque eles estariam muito imbuídos destas idéias. Por exemplo, se um espírito fosse dizer sem precauções de oratória a um muçulmano que Maomé não era um profeta, seria muito mal recebido. Quanto ao que os próprios espíritos que disseram que estava sofrendo no inferno etc..., é porque pela sua própria condição de inferioridade e ainda não desmaterializado, conservam uma parte das idéias terrenas e traduzem o que sofrem pelas palavras que lhe são familiares. Não conseguem ver o futuro então como espíritos errantes ou recentemente libertados, falam como se estivessem no mundo carnal.

Inferno é algo que se pode dizer de  uma vida de provas muito penosa com a incerteza de uma melhora, purgatório, também por uma vida de provas, mas com a consciência de um futuro melhor. É o mesmo quando a gente tem uma grande dor, a gente não diz que temos uma dor danada? Isto é um sentido figurado.

O céu: não podemos entender ele como um local lindo, onde todos os espíritos bons estão juntos e com a única preocupação de gozar essa beleza etc....NÃO..o céu é o espaço universal, são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores em que os espíritos gozam de todas as suas faculdades, sem as atribulações de sua vida material, nem as angustias inerentes à inferioridade.

Nós como temos idéia de que há  o quarto céu, o quinto céu etc...nos baseando no que os espíritos mesmo dizem, devemos entender que isto é um grau ou seja se eles dizem o quarto céu, apenas respondem da maneira como podemos entender em nossa linguagem mas na verdade, apenas estão se posicionando de acordo com o seu grau evolutivo. É a mesma coisa quando se pergunta ao espírito e ele diz que está no inferno, está dizendo que está infeliz e sofrendo, isto é um estado de espírito e não um local. Acontece o mesmo com cidades das flo
orias empregadas por certos espíritos, sejam como figuras, seja as vezes por ignorância da realidade das coisas e mesmo das mais simples noções cientificas.

Antigamente se fazia idéia de que a Terra era o centro do universo, então tudo que estaria acima seria o céu e as estrelas e embaixo, seria o inferno, mas quando se soube que a Terra é apenas um dos menores mundos entre tantos milhòes de mundos então não existe isto de embaixo ou em cima no universo. Assim então é  em nós mesmos que está o inferno, o céu e o purgatório, em nossa vida corporal e na espiritual.

Para encerrar: a frase do Cristo quando disse “Meu reino não é deste mundo” ele ao responder assim quis dizer num sentido figurado. Queria dizer que reina em todos os locais onde há o amor do bem e que os homens que são ávidos e ligados aos bens da Terra, não estão com ele.

O estudo de hoje foi totalmente baseado no Livro dos espíritos
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario será lido e respondido.

MENSAGEM

Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetidoa provas e até rejeitado. Chico Xavier